(27) 3255-9999
Home » Geral » A importância da vacina antirrábica

A importância da vacina antirrábica

07/10/2016

A raiva é uma doença grave, letal em quase 100% dos casos, mas que pode ser controlada por meio da vacinação antirrábica. Periodicamente, os estados e municípios promovem campanhas de vacinação, com agentes de combate a endemias e técnicos de centros de vigilância ambiental. As equipes visitam os bairros, realizando o trabalho de imunização dos animais. Além disso, existem ainda os postos fixos, que também oferecem o serviço de vacinação dos pets, importante para a saúde do animal e até dos seres humanos, para evitar a disseminação do vírus.

De acordo com a veterinária da Nutriave, Ana Paula Có Lisboa, a vacinação contra a raiva é a medida de prevenção mais eficaz e deve ser feita todo ano. “O animal pode ser infecctado pela saliva de outros animais infectados, por meio de mordidas, arranhões ou lambidas. Por isso os tutores precisam estar sempre atentos aos sintomas e por onde o animal passeia”, alerta.

Cabe ressaltar que a raiva é uma doença que pode ser transmitida do animal para o homem, então é importante o tutor manter a carteirinha de vacinação do animal sempre em dia e levá-lo periodicamente à um veterinário de confiança, pois os sintomas podem demorar até dois meses para se manifestar.


Leia também: »

Comentários (0)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *