(27) 3255-9999
Home » Geral » Por que as galinhas diminuem a postura no inverno?

Por que as galinhas diminuem a postura no inverno?

16/06/2016

 

Você já percebeu que no inverno as galinhas colocam menos ovos? Confira a explicação de especialistas, entenda por que as galinhas diminuem a postura no outono e no inverno e saiba como você pode manter sua produção de ovos.

Em épocas de temperaturas mais baixas, como no outono e no inverno, é comum percebermos que as galinhas reduzem a postura. No entanto esse fato não ocorre devido ao frio e sim pela quantidade de luz. A luz é um dos principais fatores que influenciam as funções biológicas das aves. É fácil notarmos que em alguns períodos do ano existe a migração de aves, fenômeno influenciado pela quantidade de horas luz.

Um dos primeiros trabalhos que relata como a luz influencia na vida das aves foi realizado por Rowan, em 1921. Em sua pesquisa, ele forneceu luz artificial para as galinhas durante o outono para aumentar a quantidade de luz diária. A complementação proporcionou a quantidade de luz necessária para estimular galinha a pôr os ovos normalmente.

Veja como é fácil realizar o manejo de luz nas galinhas poedeiras:

  • Na primeira semana as pintainhas devem receber 20 – 22 horas de luz diária;
  • Na segunda semana: reduzir para 20 horas;
  • Da 10° à 17° semana: permanecer fixo em 10 – 12 horas;
  • Após a 17° semana: Aumentar a quantidade de luz em 30 minutos por semana, até atingir 16 horas de luz diária. Não reduzir essa quantidade durante o período de postura.

Você pode utilizar lâmpadas incandescentes em regiões que apresentam baixas temperaturas neste período ou fluorescentes para regiões onde não ocorram para completar a quantidade de luz de acordo com a necessidade das aves. A luz pode ser ligada antes do amanhecer ou após o pôr do sol. Veja como é simples: supondo que o sol nasce às 6 horas da manhã e se ponha às 18 horas, temos um total de 12 horas de luz natural. Uma galinha em produção precisa de 16 horas, ou seja, tenho que completar com mais quatro horas. Para isto, vou ligar as lâmpadas às 18 horas e deixá-las acesas até às 22 horas para completar a quantidade que preciso nessa fase (16 horas).

Fazendo esse manejo simples você garante a quantidade de luz diária necessária para estimular a postura nas galinhas.


Leia também: »

Comentários (5)

  • Antonio Coutinho da silva disse:

    Muito boa a horientacao, estava jogando que fosse qualquer tipo de alimentação

  • Sebastião disse:

    Quantas lâmpadas por metro quadrado para galinhas caipiras e posso utilizar lâmpadas comum.

  • kôda Rodrigues C. Cavalcante Albuquerque da Silva Bispo de Carvalho disse:

    Oi amo prog. Rurais, nao perco nada ainda q nao possa assistir, eu os ouco . Aprendo muitas curas ,dicas, culunarias…quando nao posso
    ,fico inquieta .nestes horarios nao atendo porta… telefone…quando nao posso,gravo . Pena q tao curto. Bjks da kôda

  • Edson disse:

    Muito fixe a informação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *