(27) 3255-9999
Home » Geral » Panorama da pecuária brasileira

Panorama da pecuária brasileira

14/10/2016

O potencial da pecuária brasileira está a cada ano maior. Com aproximadamente 209 milhões de bovinos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem o maior rebanho comercial do mundo e é o país que mais exporta carne bovina desde 2004.

Atualmente, o Brasil pode atender qualquer mercado no mundo, sejam nichos específicos, com cortes nobres até carne ingrediente, com maior ou menor teor de gordura, sob qualquer demanda de volume, se consolidando como o segundo maior produtor de carne bovina do mundo. Além disso, o País ainda mantém 68% da área do seu território com florestas preservadas.

A tecnologia aplicada à pecuária está cada dia mais presente no rebanho brasileiro. Aliada ao desenvolvimento de pesquisa nacional e de técnicas específicas aos sistemas produtivos, ela impulsiona os índices de produtividade dos animais e colaborando para uma pecuária cada dia mais eficiente e sustentável. Os avanços são bastante visíveis, de forma que, ocupando exatamente a mesma área, o rebanho bovino brasileiro poderia facilmente dobrar, com a implementação de ferramentas simples de manejo e tecnologia.

Com o objetivo de aumentar a eficiência e a produtividade da bovinocultura de corte no País, algumas estratégias estão sendo adotadas por criadores de todo o país. O confinamento para terminação, o semi-confinamento, e a suplementação de período seco são algumas delas e contribuem para a redução do ciclo de produção e a obtenção de uma carcaça mais bem acabada, que por consequência gera um uso mais sustentável da terra e dos recursos naturais.

Outro fator importante que influencia na qualidade da carne brasileira é a sanidade animal. Aqui no Brasil existe um programa específico para controlar e erradicar a febre aftosa, que vem, ano a ano, se aproximando do seu objetivo. O rebanho bovino brasileiro está em plena evolução, com melhoria contínua dos seus índices zootécnicos, se tornando cada dia mais produtivo e eficiente. A maior e melhor produção em área constante têm permitido que a pecuária brasileira se torne cada vez mais sustentável e seja uma referência no mundo inteiro.

Fonte: ABIEC | Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne


Leia também: »

Comentários (0)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *