(27) 3255-9999
Home » Geral » Pânico noturno em aves

Pânico noturno em aves

24/03/2017

O pânico noturno é conhecido como um estado de descontrole das aves que, na maioria das vezes acontece enquanto o animal dorme, no período da noite. A situação normalmente ocorre de forma súbita, e, na sua maioria, em psitacídeos, tais como as calopsitas, papagaios e argaponis.

Não existe uma causa definida dessa doença, mas ao que tudo indica, ela está relacionada aos barulhos ou movimentos repentinos, às vezes, imperceptíveis aos sentidos humanos. Insetos, roedores, brinquedos se movimentando ou até mesmo uma sombra podem ser o suficiente para desequilibrar o animal. A ave, com medo, debate-se contra a gaiola e pode até causar sangramento e levar a traumas graves, como fraturas e hemorragias.

Embora não haja tratamento clínico para a doença, algumas formas de prevenção podem ser adotadas, para minimizar os efeitos e controlar a enfermidade. O primeiro passo é identificar o que causa o pânico noturno na ave e,é claro, evitar que aconteça. Outra ação importante é cobrir a gaiola com um pano liso, deixando uma fresta para a ave enxergar e, evitando assim, que ela se assuste com a movimentação na casa.

Além disso, é importante deixar alguma luz da casa acessa, para a ave não ficar no escuro total, e evitar que outros animais tenham acesso à gaiola, para o pássaro se sentir seguro no local onde dorme. Cuidando da saúde e do bem-estar do animal, estará prolongando assim, a vida dele.


Leia também: »

Comentários (0)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *