(27) 3255-9999
Home » Geral » Nutriave implanta plano de recuperação florestal em Viana

Nutriave implanta plano de recuperação florestal em Viana

31/01/2018

Durante o ano de 2016, a Nutriave desenvolveu e aplicou um importante projeto de enriquecimento e recomposição florestal na sua região de atuação – Viana/ES –, que se enquadra no Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD) em atendimento à Instrução Normativa do IDAF nº 27-N/2007 e Instrução Normativa do IEMA nº 17-2006. Em dezembro do mesmo ano, o Cronograma das Ações de Recuperação do Entorno e o Projeto de Enriquecimento e Recomposição Florestal para Recuperação da Área de Preservação Permanente foi protocolado junto ao IEMA.

A área escolhida para execução do PRAD possui 1.3274 hectares e está situada na zona rural do município de Viana, próximo ao Completo Penitenciário, a aproximadamente dois quilômetros de distância da BR-262. Dela, mais de 8,5 mil m² estão ocupados com monocultura de eucalipto e cerca de 4,7 mil m² com floresta nativa em estágio médio de regeneração natural.

O objetivo geral deste PRAD é recuperar a área degradada selecionada com vegetação florestal nativa, criando um bosque que permita recuperar e proteger também a nascente degradada na região. Este objetivo se une também à conservação e melhora da qualidade das águas e favorecimento da conservação da fauna, atraindo e abrigando animais silvestres através da ligação entre os fragmentos florestais. De acordo com Jucimar Malini, Gerente de Relações Humanas da Nutriave, “na área florestada será necessário apenas controlar as exóticas e enriquecer com novas espécies”. Além disso, Jucimar afirma que “a regeneração natural é facilitada pelo fato de no entorno do local haverem fragmentos de Mata Atlântica, que propiciam a chegada de sementes por dispersão”.

Um dos pontos mais importantes do Plano está ainda no foco de utilizar a área para a realização de ações de conscientização como aulas e palestras, envolvendo a comunidade da região, especialmente estudantes do nível fundamental. Dessa maneira, a partir de fevereiro deste ano, a área passa a aliar a preocupação ambiental, que está dentre os principais valores da Nutriave Alimentos, também à responsabilidade social, cumprindo um papel efetivo na sua região de atuação. Conheça mais sobre o posicionamento da Nutriave e suas ações de responsabilidade socioambiental: clique aqui.

Recuperação de nascente


Leia também: »

Comentários (0)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *