(27) 3255-9999
Home » Geral » Mancha escura nos olhos do seu cão? Saiba o que fazer!

Mancha escura nos olhos do seu cão? Saiba o que fazer!

04/04/2017

Algumas raças como Poodles, Malteses, Buldogues e Shih Tzus sofrem com manchas escuras na região dos olhos causadas pelas lágrimas. Essa condição é chamada Epífora e, além de ser um problema estético, aumenta a proliferação de bactérias e fungos, devido à umidade, e pode causar problemas à saúde do pet.

Epífora é o nome dado ao aumento do fluxo lacrimal, que acarreta no escurecimento dos pelos na região dos olhos. Nos animais de pelagem clara, ela fica mais evidente, mas pode ocorrer em qualquer cor de pelagem. Os animais braquicefálicos (de focinho achatado), também sofrem com essa condição. É o caso dos Pugs, Buldogues, Lhasa Apso e Pequinês.

Esse distúrbio pode ser causado de forma natural ou pela presença de um corpo estranho nos olhos, cílios fora do lugar, deformidades nas pálpebras, obstrução do duto naso-lacrimal e quadros de doenças como conjuntivites. Apesar de muitos acreditarem que a presença de determinados componentes na alimentação do pet pode agravar ou tratar a doença, ainda não existe nenhuma pesquisa científica que comprove essa informação. Por isso, o tratamento deve ser fornecido sempre por um médico veterinário, que irá analisar qual é o caso do seu pet.

Vale lembrar que os olhos são somente a janela da alma, inclusive dos pets. Então qualquer sinal de que algo não está bem com seu cãozinho, consulte seu veterinário de confiança.


Leia também: »

Comentários (1)

  • Pedro Ivo disse:

    Tenho um sptiz alemão de um ano com epífora. Já levei ao veterinário duas vezes, um pingando colírio e dando ração hills, outro dei stomoorgil e angel eys e nada. Existe algo diferente e eficiente?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *