(27) 3255-9999
Home » Geral » A importância dos poleiros

A importância dos poleiros

13/10/2016

Quem cuida de pássaros sabe que um item obrigatório nas gaiolas e viveiros são os poleiros. Dispostos horizontalmente para descanso e sono das aves, os poleiros podem ser de diversos materiais, diâmetros e revestimentos diferentes. Essa diversidade auxilia no exercício das articulações e na circulação das patas, bem como no desgaste correto das unhas.

Os poleiros adequados, assim como uma alimentação balanceada, mantêm a saúde dos pássaros. A escolha de ambos deve ser feita com critério e respeitando as necessidades de cada espécie. Os poleiros mais finos, por exemplo, são melhores para a hora do sono, principalmente, pois as aves conseguem fechar as patas completamente e se equilibram melhor. Já poleiros muito grossos podem fazer as unhas entortarem ou até formar calos nos dedos de determinadas espécies.

O ideal é ter poleiros de variadas espessuras, para exercitar a musculatura e as articulações dos pássaros. Duas ou três espessuras já é o suficiente para estimular a movimentação das patas. Em relação ao acabamento, os poleiros podem ser lisos ou frisados. Este último é mais indicado por permitir um atrito maior e evitar escorregamentos das patas.

Outro ponto importante é a disposição dos poleiros nas gaiolas ou viveiros. Não é recomendado colocar em cima de comedouros ou bebedouros do animal, tão pouco dispor um em cima do outro, com pequenos espaços entre eles, já que a ave precisa ficar confortável e ereta para maior comodidade.

Além disso, os poleiros precisam estar sempre limpos e bem higienizados com água, sabão neutro e devidamente secos. Todas essas dicas evitarão que os pássaros contraiam doenças, bactérias e fungos, oferecendo uma boa qualidade de vida para os animais.


Leia também: »

Comentários (0)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *