(27) 3255-9999
Home » Geral » A importância da tosa em cães

A importância da tosa em cães

29/10/2016

A tosa higiênica é considerada um dos cuidados mais importantes para manter a saúde e a higiene dos cães. O compromisso deve ser mensal e, apesar de muitos acreditarem que a tosa é uma ação apenas estética, ela ajuda o pet a não acumular sujeira em alguns pontos do corpo e pode até evitar acidentes.

Em raças de pelos longos, a tosa é serviço obrigatório e inadiável, pois a grande quantidade de pelo pode acarretar situações desagradáveis aos pets. Durante o processo, existem determinadas áreas que o corte dos pelos precisa ser concentrada, tais como a sola das patas, a barriga e a área íntima. Na área das almofadinhas da sola das patas, a principal justificativa é evitar que o animal escorregue na própria pelagem, dificultando a movimentação do animal.

Na região da barriga e nas áreas íntimas o motivo é o mesmo: impedir o acúmulo de sujeira. As regiões íntimas, por serem diretamente ligadas às áreas de evacuação dos cães é possível que restos de urina e fezes fiquem agarrados aos pelos do animal. Isso pode acarretar na proliferação de bactérias e parasitas que podem ocasionar doenças.

Em alguns petshops ainda é possível encontrar serviços de depilação para a área das orelhas do cão, bem como o corte e lixamento das unhas, a limpeza na área dos olhos e o arredondamento das patas. É importante salientar que os pelos não podem estar nem muito grandes nem muito curtos. A remoção de muitos pelos deixa a pele do cão desprotegida, facilitando infecções e até queimaduras em contato com o chão quente.


Leia também: »

Comentários (0)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *