(27) 3255-9999
Home » Geral » A importância da alimentação para a produtividade dos animais

A importância da alimentação para a produtividade dos animais

12/05/2016

Cada animal tem exigências nutricionais bem diferentes, que variam com a idade, o peso, e com a atividade por ele desenvolvida. E nada é mais importante na manutenção de saúde e produtividade de um animal do que a alimentação adequada e a utilização de alimentos de boa qualidade.

Afinal, falhas na alimentação dos animais podem ocasionar doenças, perda de peso, baixa produtividade e prejuízos. A quantidade e composição da dieta a ser fornecida é estabelecida com base no valor nutricional e custo dos ingredientes disponíveis para formulação da mesma. A nutrição deve suprir toda demanda que o animal tem de fibra, proteína, energia e minerais para atingir o objetivo preestabelecido pelo produtor.

Em se tratando das vacas, é extremamente importante fornecer uma ração adequada para cada etapa da produção, seja: na cria, na recria, na engorda ou na produção de leite. Em geral, para um bom desenvolvimento do porte e da saúde do gado, a ração fornecida deverá conter alimentos que supram as necessidades nutricionais, que variam de acordo com o sexo, estrutura corporal, o peso vivo, produção de leite ou taxa de ganho de peso esperada para o animal. Alimentos ricos em proteínas, carboidratos, vitaminas, minerais e demais componentes contribuem para o aumento do peso do gado e na produção leiteira. A dieta bovina é formada basicamente por alimentos concentrados, volumosos e suplementos, aditivos (substâncias nutritivas ou não, integradas a ração com função estimulante e terapêutica).

A suplementação garante muitas vantagens para a nutrição do gado, uma vez que melhora a eficiência alimentar, auxilia na terminação, aumenta o fornecimento de nutrientes, além de permitir aumentar a lotação da propriedade. Melhora a produtividade, fazendo com que gados mais jovens cheguem ao ponto de abate mais prematuramente com uma carne de boa qualidade.

O balanceamento da dieta do gado é um fator muito importante para a saúde do animal, pois irá influenciar diretamente no ganho de peso. Como a dieta do gado é possível garantir um aumento significativo em seu peso, de modo que quanto maior for a proporção de alimentos energéticos (concentrados) na dieta bovina maior será o ganho.


Leia também: »

Comentários (0)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *