(27) 3255-9999
Home » Criação comercial » A importância da alimentação para o desenvolvimento de alevinos

A importância da alimentação para o desenvolvimento de alevinos

18/12/2017

alimentação alevinos

Os alevinos, peixes que acabaram de deixar a fase de larva e começaram a se alimentar no ambiente externo, exigem acompanhamento especial e constante por parte do criador, já que passam nesse período por um rápido desenvolvimento. Os cuidados devem ocorrer especialmente com relação ao manejo nutricional, visando o fornecimento de proteínas, carboidratos, gorduras e valor energético, essenciais para o bom desenvolvimento das funções vitais do peixe, como crescimento, locomoção e reprodução.

Como na criação a alimentação pode representar até 70% dos custos de produção, os estudos, pesquisas e aplicação de tecnologias adequadas serão determinantes para o alcance de resultados, especialmente quando se fala em conversão alimentar e sucesso econômico da criação.

A principal necessidade a ser atendida para os peixes é o fornecimento de um alimento rico em proteínas, já que os animais possuem alta exigência proteica em relação a demais espécies. Os aminoácidos auxiliarão na formação de novas proteínas e reposição de proteínas degradadas, bem como manutenção dos tecidos e órgãos. A ração correta conferirá ainda maior saúde e tolerância a doenças e parasitoses ou ao manuseio e transporte vivo, bem como proporcionará o desempenho reprodutivo eficiente das matrizes. Estudos comprovam também a influência da dieta no comportamento e integridade estrutural dos peixes, o que reforça a necessidade de determinar de maneira equilibrada as exigências qualitativas e quantitativas dos nutrientes essenciais, por meio de um programa de alimentação.

Aliado aos demais aspectos do manejo, como adaptação ao sistema de produção adotado, adequação à fase, fatores climáticos (temperatura e pH) e formas de reprodução, os cuidados com a alimentação interferirão diretamente em importantes fatores de crescimento da criação. Conheça Propescado 45%, da Nutriave, indicada peixes onívoros em fase inicial e de crescimento.


Leia também: »

Comentários (2)

  • Darqson disse:

    Olá… bom dia…
    Tenho uma pequena propriedade é gostaria de compra as rações de peixe… porcos e para aves….
    Vcs vendem para pessoa física….?

    • Equipe Nutriave disse:

      Olá, Darqson, boa tarde!
      No caso de pessoas físicas, o preço pode ser buscado diretamente com um lojista. Para conferir qual a loja mais próxima que possua os nossos produtos, basta visitar a opção Onde Comprar, no site da Nutriave, por meio deste link http://nutriave.com.br/onde-comprar/. Preencha as informações e veja todas as opções de lojistas que temos na sua cidade.
      Qualquer dúvida, estamos por aqui! Agradecemos o seu interesse.
      Abraços.
      Equipe Nutriave.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *