(27) 3255-9999
Home » Cães » Azawakh

Azawakh

28/03/2017

    Também conhecido como Tuareg Sloughi, o Azawakh é um cão de origem africana, especificamente na região de fronteira de Mali. Essa raça era criada por nômades que viajavam pelo deserto do Saara e do Sahel, garantindo a esses cães outras nominações, como Galgo Tuaregue e Galgo Sul Saariano.

    A raça era usada pelos povos da região como cão de guarda, além de servir para a caça de gazelas. Os cães eram montados nos cavalos e só eram soltos quando avistavam gazelas. Como o Azawakh é um exímio corredor, eles não tinham dificuldades para alcançar as presas, mordendo suas patas até que elas caíssem no chão.

    Bastante independentes, esses cães sempre foram resistentes, mesmo com uma aparência frágil, tanto que conseguiam correr atrás de gazelas por aproximadamente seis horas ininterruptas sob o sol do deserto. Até hoje essa forma de caça é praticada entre alguns povos da região, que aproveitam também a facilidade que a raça tem para saltar e capturar pássaros em pleno voo, além da habilidade para proteger acampamentos e rebanhos ameaçados por chacais, hienas e cães selvagens.

    Essa raça era difícil de ser acessada por outros povos porque os nômades africanos consideravam uma ofensa quando alguém tentava comprar um exemplar. Apesar de ter uma origem antiga, o Azawakh só foi levado para a Europa na década de 1970, quando um embaixador da Iugoslávia ganhou de presente uma fêmea como recompensa por ter ajudado na caça de um elefante que estava atacando acampamentos nômades.

    Os cães dessa raça são muito independentes e possuem personalidade forte, tanto que há quem diga que é o Azawakh quem escolhe seu dono e não o contrário, como ocorre com outras raças. Com uma boa memória e certa timidez, o Azawakh não se aproxima facilmente, mas é gentil com quem ele confia. Dificilmente demonstra agressividade e costuma ser animado e ter energia para dar e vender. Porém, não espere grandes demonstrações de afeto de qualquer exemplar da raça, muito menos obediência, principalmente se o cão já for adulto e sem nenhum tipo de domesticação.

    Fonte: Cães Online


    Leia também:
    »
    conheça nossas rações