(27) 3255-9999
Home » Geral » A genética das cores dos gatos

A genética das cores dos gatos

14/02/2017

 

Existem gatos pretos, brancos, laranjas, de uma, duas e até três cores. Mas você sabe como funciona a genética por trás das cores? É muito mais complexo do que se imagina.

O gene que determina se um gato será preto ou laranja está inserido no cromossomo X, que as fêmeas possuem dois (XX). Os machos, por sua vez, só possuem um único cromossomo X, já que o outro é o Y. Sendo assim, as fêmeas podem possuir as duas cores (preto e laranja), enquanto os machos só têm uma. E é por isso que os gatos machos só podem ser ou pretos, ou laranjas. É claro que existem raras exceções, de anomalias genéticas, que podem fazer o macho nascer com três cores, mas isso é conversa para outra matéria do blog da Nutriave!

Além dessas cores, existe ainda o branco. E aí a complexidade aumenta. A cor branca está contida em outro gene separado e, por mais incrível que possa parecer, existem três tipos de genes brancos: um de manchas brancas, um de gatos brancos e outro de albinismo. Então se uma gata tiver um cromossomo X para a cor preta, outro X para a cor laranja e ainda possuir o gene de manchas brancas, ela nasce uma gata tricolor.

Outra possibilidade é se por acaso os machos e as fêmeas tiverem um gene dominante de pelos brancos. Nesses casos, o pelo de ambos será todo branco. E ainda existe o gene do albinismo, que é diferente dos outros genes e faz com que o animal seja 100% branco e com os olhos rosados.

Ainda temos os gatos siameses, que possuem um tipo de albinismo no qual a enzima que produz as cores dos pelos é influenciada pela temperatura do corpo do felino. Sendo assim, as extremidades, que são mais frias, ficam mais escuras, como patas, rosto, orelhas e rabos. E o restante do corpo, que é mais quente, fica mais claro.

E não acaba por aí! Existem os gatos rajados, marrons, cinzas, com pelos compridos e curtos e tudo isso também depende da genética! São genes e mais genes que formam inúmeras combinações e tornam o mundo felino muito mais colorido.


Leia também: »

Comentários (0)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *