(27) 3255-9999
Home » Gatos » Gatos podem comer ração de cachorro?

Gatos podem comer ração de cachorro?

16/11/2017

Gatos podem comer ração de cachorro?

O motivo para haverem rações específicas para cães e gatos não é difícil de compreender: esses animais possuem necessidades nutricionais diferentes, já que têm características físicas e organismos bem distintos. Mas quando cães e gatos convivem no mesmo lar, é bastante comum que haja interesse das duas partes pela comida do outro. Será que ingerir a outra ração fará mal para o pet? 

Primeiramente, é importante entender que os gatos são animais basicamente carnívoros, o que significa que suas dietas necessitam de uma quantidade maior de proteínas de origem animal, enquanto os cachorros podem adquirir de forma mais efetiva nutrientes de fontes alternativas, como cereais ou vegetais. Apesar de as rações para cães possuírem a proteína animal, os níveis são diferenciados.

Além disso, a alimentação dos gatos possui um componente específico necessário para uma dieta saudável: a taurina. Trata-se de um aminoácido essencial, com diversos benefícios ao organismo felino, que proporciona saúde para os olhos, coração e vasos sanguíneos. Como os cães não possuem a mesma necessidade, suas rações não contêm esse ingrediente. Portanto, um gato alimentado exclusivamente com ração para cachorros sofrerá em algum grau a deficiência da taurina, que pode afetar a saúde de diferentes formas, mesmo que a longo prazo.

Como a ração para cães não possui substâncias tóxicas ou maléficas para os felinos, eventuais “visitas” ao potinho de ração do aumigo não são motivo para preocupação excessiva, mas é importante ter atenção para que o gatinho não se habitue e, da mesma forma, o cão também não se limite a comer a outra ração, que possui níveis nutricionais bem diferentes dos ideais para animais mais ativos (sabemos que os gatinhos, comparativamente, são mais sedentários). O tutor de cães e gatos pode tomar medidas como deixar a ração do gato num local mais alto ou, ainda, fornecer o alimento do cão em horários específicos em que possa monitorar, evitando que o gatinho coma também.

A forma mais garantida de construir uma dieta eficiente para o pet é fornecer o alimento desenvolvido especialmente para a espécie, porte e fase da vida. É este o motivo para existirem linhas completas de alimentos! Conheça a linha Nature Super Premium para cães e gatos.


Leia também: »

Comentários (0)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *