(27) 3255-9999
Home » Geral » Dicas para melhorar o manejo de vacas leiteiras

Dicas para melhorar o manejo de vacas leiteiras

30/09/2016

Para explorar o potencial máximo da criação, algumas técnicas de manejo são indicadas para aumentar a eficiência produtiva das vacas lactantes. Com pequenas mudanças no manejo e adoção de técnicas simples, o produtor pode ampliar os resultados da criação.

Uma das dicas é o manejo do pasto. De acordo com o especialista da Nutriave, André Cabral, os produtores costumam deixar o gado solto em grandes áreas, o que gera maior gasto de energia, já que o animal tem uma ampla área para caminhar. A solução é dividir o pasto em piquetes e fazer o rodízio dos espaços, para que a criação não ande muito. Além disso, a divisão do terreno de forma estratégica garante que as vacas se alimentem das partes boas da grama: as pontas além de garantir maior rebrota do pasto, aumentando a oferta de volumoso para o animal.

Separar os animais de acordo com as necessidades de cada um também é um fator importante, pois dessa forma, o controle do tipo e da quantidade de suplementação que será fornecida será mais eficiente e assertivo.

Outra dica importante diz respeito à nutrição. Segundo André Cabral, o pasto não fornece nutrientes suficientes para suprir as necessidades da vaca em período de lactação. “A suplementação com concentrados nutricionais em quantidade e qualidade adequadas aumenta a produção de leite das vacas e repõe os minerais e demais nutrientes”, analisa.

A utilização correta de rações e suplementações impacta na produção individual de leite, mas é necessário fornecer a alimentação apropriada. A Nutriave produz, especificamente para vacas leiteiras, seis rações com propriedades diferenciadas, além de suplementos minerais específicos para lactação.

A uréia também é um composto que pode ser utilizado na alimentação de bovinos de leite. Quer saber mais? Veja aqui


Leia também: »

Comentários (1)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *