(27) 3255-9999
Home » Criação comercial » Cuidados com os equinos no verão

Cuidados com os equinos no verão

14/12/2017

cuidados com os equinos no verão

 

Com as temperaturas altas da estação mais quente do ano, percebemos alterações no nosso organismo e fazemos alterações na rotina visando o conforto e a saúde. Com os equinos, essa atenção também é necessária! É preciso que o criador atente-se para o comportamento do animal e tome medidas para prevenir possíveis problemas.

Veja algumas dicas:

Atenção à hidratação

É natural que o calor faça com que os cavalos aumentem o consumo de água. Por isso, é necessário fornecer água fresca com maior frequência, se possível à vontade, já que a diminuição do consumo pode gerar problemas gastrointestinais.

Alimentação x Atividade

É comum que no período de temperaturas mais quentes, o criador opte por reduzir o volume de atividades do animal. Nesse caso, é importante adaptar a alimentação de forma condizente com os gastos de energia, evitando sobrepeso e outras possíveis complicações.

Evite a exposição excessiva ao sol

Nas horas mais ensolaradas do dia, os equinos devem ser mantidos em locais com sombra e frescos. Os passeios e momentos em ambiente aberto podem ser priorizados nos períodos do início da manhã e fim da tarde.

Cascos bem cuidados

Os cavalos que serão montados mesmo no verão pedirão atenção especial aos cascos, que podem sofrer com o solo muito quente – veja nosso post sobre cuidados com cascos e ferraduras. Se o animal deixará de ser montado no período, recomenda-se retirar as ferraduras dos membros posteriores.

Vai viajar?

Se o criador pretende viajar, é possível deixar os equinos em hospedagens especializadas. Porém, o local deve seguir recomendações técnicas para garantir a confiança: é necessário que o espaço tenha um médico veterinário responsável e a estrutura deve ser analisada, juntamente com os procedimentos de manejo (que alimentação é fornecida, em que horários, como é o fornecimento de água etc.).

Além destas dicas, atentar-se constantemente aos sinais que o cavalo pode apresentar é determinante: mudanças no apetite, consistência das fezes, disposição para as atividades e cor das mucosas, por exemplo, precisam ser sempre observados para conferir que a saúde está em dia.


Leia também: »

Comentários (0)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *