(27) 3255-9999
Home » Geral » Cuidados com os cascos e ferraduras de cavalos

Cuidados com os cascos e ferraduras de cavalos

30/01/2017

As patas dos cavalos são regiões sensíveis e muito importantes para a locomoção e a realização de grande parte das atividades do animal. Os cavalos pisam sobre a extremidade de um único dedo e são protegidos pelos cascos. Quando os animais são criados em liberdade no campo, a necessidade da ferradura é menor, pois o desgaste dos cascos acontece naturalmente. No entanto, quando vivem em estábulos ou são utilizados para trabalho, o desgaste dos cascos é acima do natural, já que na maioria das vezes os pisos são duros. Isso causa lesões profundas nas patas dos animais.

A ferradura foi um meio criado para proteger os equinos, principalmente quando são utilizados para trabalhos em terrenos pedregosos ou no asfalto. A proteção de ferro é presa por uma série de cravos na parte morta do casco e, por isso, o animal não sente dor. Porém, é importante tomar alguns cuidados para que a fixação seja correta, como entender a anatomia e a fisiologia da pata do cavalo.

Por isso, a colocação de ferradura deve ser feita por um profissional técnico capacitado, pois a falta de conhecimento da técnica de aplicação e até da anatomia do sistema de locomoção dos equinos pode causar sérios danos à saúde do animal. Fique atento ao bem-estar do seu cavalo!


Leia também: »

Comentários (0)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *