(27) 3255-9999
Home » Geral » Criação de galinhas no sistema caipira cresce com hábitos humanos mais saudáveis

Criação de galinhas no sistema caipira cresce com hábitos humanos mais saudáveis

03/04/2017

A criação de galinhas caipiras possui características peculiares como a carne mais saborosa e os ovos avermelhados. Nos últimos anos, o mercado tem se destacado pela grande demanda de aves de criação caipira, devido ao tipo de criação mais natural, ecológico e menos contaminado, o que influencia na taxa de mortalidade das aves.

Com investimentos baixos, instalações de fácil construção e técnica de manejo simples, o sistema caipira tem se mostrado lucrativo para pequenos produtores, por ser um produto diferenciado e com valor de mercado mais alto. Nesse sistema, as aves devem ter dietas mistas, com rações balanceadas e alimentação suplementar com pasto de boa qualidade. Além disso, é importante que as aves fiquem soltas ao longo do dia, para que possam tomar sol, se exercitar, enfim, realizar atividades características da criação mais natural.

As instalações devem priorizar o conforto ambiental, a proteção contra predadores e as condições específicas de manejo, para um crescimento rápido. Também é importante manter o ambiente sempre limpo, a temperatura do local adequada às necessidades das aves, disponibilizar água sempre fresca e limpa e, é claro, fornecer ração balanceada e com todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento dos animais.

Os criadores que têm interesse na produção de ovos caipiras, também são necessários alguns cuidados. O principal é escolher qual tipo de ave vai trabalhar, levando em consideração aspectos como baixa mortalidade, resistência a doenças, alta capacidade de postura e boa pigmentação da gema. As aves que conseguem manter um bom número de postura com baixo consumo de ração devem ser observadas.

A presença dos galos é muito importante para deixar as galinhas com comportamento mais tranquilo e se sentirem seguras. Apesar de comerem mais, vale a pena pesar os prós e contras da adição de alguns galos na produção, devido ao aspecto sanitário. Galinhas estressadas podem ficar doentes e, consequentemente, causar prejuízos na produção.

É importante lembrar que os fatores nutricionais são os que mais interferem no resultado produtivo das aves. É recomendado o aproveitamento de restos da horta e cascas de frutas na alimentação dos animais, porém as aves precisam ter como dieta principal uma ração nutritiva, que é a melhor forma de prevenir doenças e tornar as galinhas mais resistentes.

A Nutriave possui em sua gama de produtos, itens específicos para esse tipo de criação. É o caso da Nutripoedeira, CresceFrango e Nutrifrango.


Leia também: »

Comentários (0)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *