(27) 3255-9999
Home » Geral » Conheça os roedores de estimação e escolha seu próximo pet

Conheça os roedores de estimação e escolha seu próximo pet

24/10/2016

De tamanho pequeno e adequado para apartamentos, os roedores conquistaram seu espaço entre os animais de estimação e hoje são opções mais comuns para quem quer ter um pet e não dispõe de muito espaço. Uma das vantagens de ter um roedor, além das já faladas, é não precisar de passeios externos, além do baixo custo de manutenção. Além disso, eles são dotados de certa inteligência e conseguem estabelecer uma relação afetiva com seus donos.

Existem hoje algumas espécies de roedores que são muito procuradas como animais de estimação. Conheça agora um pouco sobre cada uma delas.

Chinchila
A criação da Chinchila requer dedicação, paciência e um pouco mais de cuidado em relação ao coelho. Tranquila, tímida e dócil, a chinchila se alimenta pouco e não incomoda com barulhos ou cheiros desagradáveis. Por serem animais de hábitos noturnos, não é possível ter muita interação com os bichinhos, já que os horários deles e dos donos são trocados. Para o animal não passar muito tempo ocioso e entediado, uma dica é ter mais de uma chinchila, pois assim, uma faz companhia para a outra.

Esses roedores em específico são muito sensíveis ao calor e à ruídos. Por isso é importante que o animalzinho não fique em locais que batam sol forte. Os banhos precisam ser secos, pois devido à grande quantidade de pelos, a água demora a secar no corpo dos animais, podendo acarretar doenças. Em relação à alimentação, ela costuma consumir alfafa e rações específicas para roedores, como a Sementes Premium Roedores. Além disso, outra dica é colocar uma toca de madeira na gaiola, para o animal roer a madeira e, ao mesmo tempo, aparar os dentes. A chinchila pode viver até 18 anos.

Porquinho da Índia

O porquinho da Índia, também conhecido como preá, não necessita de cuidados muito específicos. Apesar disso, é importante ressaltar que o ambiente precisa ser espaçoso e bem seco, onde ele consiga organizar a rotina de brincadeiras e higiene.

Tímido, mas sociável, é um animal mais disposto a brincar com seu dono e pode se adaptar à rotina dos humanos. Ele se alimenta de rações peletizadas, feno, capim, frutas e legumes como brócolis e couve-flor, que são ricos em vitamina C. Com expectativa de vida entre quatro e oito anos, o porquinho da Índia apresenta grandes variações de cores e podem chegar a 1,2kg.

Hamster
O hamster é um animal dócil, carinhoso e bastante ativo. Ele adora fazer exercícios, por isso, objetos que estimulem a atividade física como rodas, tubos, escorregadores são muito bem vindos. Apesar de enxergar muito pouco, os hamsters possuem uma ótima audição e um olfato apurado. Então locais com muito barulho podem deixá-los estressados.

São animais independentes e não necessitam de cuidados como banhos e vacinas, desde que não entrem em contato com outros animais doentes. Os hamsters podem viver entre dois e quatro anos, com comida de qualidade, água fresca e um ambiente espaçoso e divertido.


Leia também: »

Comentários (2)

  • Estella disse:

    “Em relação à alimentação, ela costuma consumir alfafa e rações específicas para roedores, como a Sementes Premium Roedores.”

    Isso é uma total mentira! Essa “ração Sementes Premium Roedores” é totalmente imprópria para chinchilas! Assim que podemos ver o quão podre uma marca pode ser… Chega ao ponto de recomendar em um website algo que é muito ruim aos bichinhos só para promover o produto. A tal ração possui vários ingredientes maléficos para os chinchilas, como ovo (chinchilas são estritamente herbívoros), certas sementes, entre tantas outras coisas.

    • Equipe Nutriave disse:

      Olá, Estella!
      O produto Sementes Premium Roedores foi desenvolvido por especialistas baseado em um conceito de nutrição equilibrada para uma dieta saudável do animal. A composição deste possui um mix de ingredientes incluindo várias sementes e pellets extrusados. Essa combinação permite alto nível de absorção dos nutrientes, maior preferência e aceitação pelos animais, com o objetivo de proporcionar longevidade e qualidade de vida aos roedores.
      Quanto ao seu questionamento, a Chinchila tem um habito herbívoro, porém não significa dizer que o ovo seja ruim para o animal; pelo contrário, é um alimento altamente digestível e rico em aminoácidos. Referente aos malefícios de algumas sementes, essa afirmação somente poderia ocorrer se a dieta do animal fosse unicamente composta por sementes por anos seguidos, o que não ocorre em casos de animais que consomem o produto Sementes Premium Roedores.
      Caso o dono tenha um roedor que possua algum tipo de restrição alimentar, a recomendação é que seja buscado um médico veterinário de confiança para a formulação de uma dieta específica.
      Agradecemos pelo comentário e estamos à disposição para demais esclarecimentos.
      Abraços,
      Equipe Nutriave.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *