(27) 3255-9999
Home » Geral » Conheça o off-lavor e como evitar na criação de peixes

Conheça o off-lavor e como evitar na criação de peixes

05/12/2016

Assado, frito ou cozido, o peixe tem lugar garantido nas mesas dos brasileiros. Porém, é necessário tomar alguns cuidados no manejo dos viveiros para evitar o off-flavor, ou gosto de barro.

Dentre as dicas mais importantes, a principal é controlar a qualidade da água, pois ela que mantém o bom desempenho da produção. Além disso, é importante dimensionar a quantidade de peixes por m², adequando o tamanho de acordo com as espécies, e monitorar a quantidade de microalgas nos viveiros com um disco de Secchi, que mede a transparência e o nível de turbidez da água.

Outra dica fundamental é controlar a renovação da água e realizar limpezas periodicamente, atentando-se sempre à temperatura, o pH da água e às quantidades de oxigênio, dióxido de carbono e amônia, que em excesso, podem ser tóxicas.

Caso comece aparecer o off-flavor na produção comercial, a indicação é transportar os peixes vivos para um tanque de depuração com águas limpas e correntes ou com sistema de aeração artificial, para que os animais excretem as algas por um período mínimo de 24 horas, antes de entrar em processamento.


Leia também: »

Comentários (0)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *