(27) 3255-9999
Home » Criação comercial » Como escolher a ração e suplementação ideais para os bovinos?

Como escolher a ração e suplementação ideais para os bovinos?

04/09/2017

Como escolher a alimentação e suplementação do bovino

A atenção às exigências nutricionais do bovino é essencial para o alcance dos objetivos do criador, sejam eles relacionados à produção, desenvolvimento ou reprodução, para gados de corte ou leiteiros. Para que haja um bom aproveitamento dos nutrientes, é importante compor uma dieta com balanceamento de proteínas, carboidratos, fibras, vitaminas e minerais, e a escolha da alimentação deverá considerar diferentes fatores. Confira alguns detalhes que ajudarão na formulação da alimentação do bovino.

As rações se dividem em duas categorias e algumas subcategorias:

Rações para gado de corte

– Em fase de cria
– Em fase de recria
– Em fase de reprodução
– Em fase de engorda

Rações para gado de leite

– Bezerras(os)
– Novilhas(os)
– Vacas em lactação

Portanto, esse é um dos principais fatores que orientará a escolha: a fase do animal, em concordância com o objetivo buscado no momento. Além dele, é importante que o criador conheça também a diferença entre as apresentações e formatos das rações.

Ração farelada: Nesse formato, os ingredientes foram moídos e misturados de forma homogênea.

Ração peletizada: Além do processo citado anteriormente, a ração passa por um processo de pressão e temperatura que transforma o formato de pé em um tipo de grão (pellet). Este produto possui vantagem em relação à ração farelada por permitir um produto final de maior qualidade sem risco de separação dos ingredientes.

Produto multipartículas (peletizado e laminado): O produto apresenta partículas de alguns ingredientes, que receberam tratamento mecânico e de pressão que possibilitam que estes nutrientes possuam maior biodisponíveis.

 

Suplementos

Para escolher o suplemento ideal para os bovinos, é necessário levar em consideração a categoria animal, fase da vida, tipo e qualidade do volumoso e a capacidade genética do animal (para produção de carne ou leite).

Entenda as principais diferenças entre a linha de suplementos Nutriave:

Suplementos minerais prontos para uso

– Embalagem verde.

– Na nomenclatura, os números indicam a quantidade de fósforo (em gramas) do produto. Por exemplo, o suplemento Super Fós 40 possui nível de garantia mínimo de 40g de fósforo por kg de produto.

Suplementos minerais para misturas de rações, minerais e proteinados

– Embalagem cinza.     

– Na nomenclatura, os números indicam a quantidade de fósforo (em gramas) do produto. Por exemplo, o suplemento Super Fós 130 possui nível de garantia mínimo de 130g de fósforo por kg de produto.

– Os produtos Super Fós 130, 160 e 170 deverão ser diluídos em sal branco e podem ser oferecidos a gado de corte e leite, além de caprinos e bubalinos. O produto Super Fós Confinamento deve ser misturado na ração, em proteinados ou em milho. Super Fós Gold Lac deve ser misturado em ração ou administrado em dieta pré-parto.

Suplementos minerais proteicos prontos para uso

– Embalagem roxa.

– Na nomenclatura, o P indica que o suplemento é proteinado. A numeração indica a quantidade de proteína bruta produto. Por exemplo, o suplemento Super Fós 20P é um suplemento proteinado que possui nível de garantia mínimo de 200g de proteína bruta por kg de produto. Além disso, há nomenclaturas especiais para atender a diferentes fases (Leite a Pasto, para bovinos de leite durante a lactação no período de secas; Leite a Pasto Águas, para bovinos de leite durante a lactação no período das águas; Engorda Seca, para bovinos de corte no período de secas).

Suplementos minerais proteico-energéticos prontos para uso

– Embalagem marrom.

– Na nomenclatura, o PE indica que se trata de um suplemento proteinado-energético. Além disso, a nomenclatura apresenta as indicações de uso do produto (para Bezerros; Bezerros em fase de desmama; bovinos em fase de Reprodução; Equinos e Ovinos).


Leia também: »

Comentários (0)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *