(27) 3255-9999
Home » Geral » Como escolher a ração ideal para seu equino?

Como escolher a ração ideal para seu equino?

13/05/2016

Para garantir a saúde e longevidade nas provas dos equinos, a alimentação é um fator muito importante. Escolher a ração ideal para seu animal depende do conhecimento sobre os tipos de alimentos e suas vantagens. Confira os tipos de ração:

Ração farelada: produto onde seus ingredientes são moídos e misturados. Ração com menor nível tecnológico mais baixo, neste tipo de ração pode ocorrer uma separação dos ingredientes durante o transporte, fazendo com que a mistura não seja homogênea. – vibração durante o transporte. Além disso, este tipo de ração predispõe o animal a apresentar casos de cólicas, devendo sempre ser evitada.

Ração peletizada: neste tipo de ração a ração farelada sofre processo físico, calor e temperatura (cozimento sob pressão), que transforma a ração farelada em um pelete (grão). Neste processo começa-se a ter alterações nos ingredientes que os tornam mais digestíveis, mas o maior benefício do produto é manter uma mistura homogênea durante o transporte, ao contrário do que ocorre na farelada. Outra vantagem é a grande redução da possibilidade de cólica em relação à farelada

Ração extrusada: esta ração sofre processo de temperatura e pressão como a ração peletizada, porém muito mais intenso. Na ração extrusada o produto final possui maior digestibilidade que as demais rações. Graças a esta alta digestibilidade o risco de cólica se torna praticamente zero.

Suplementos

A suplementação em equinos é realizada devido à alta carga de atividade física que os animais são submetidos. Os animais de alta performance ou em fase de crescimento necessitam de um complexo vitamínico suplementar com compostos de vitaminas A, D e E, pré e probióticos, além de minerais orgânicos. O composto ainda é indicado para os animais que requerem ganho rápido de massa muscular ou que estejam em fase de recuperação de doença. A falta de vitaminas pode comprometer o bom funcionamento do organismo do animal e causar problemas na saúde do equino.


Leia também: »

Comentários (0)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *