(27) 3255-9999
Home » Geral » Como cuidar de suínos desde a granja até os frigoríficos

Como cuidar de suínos desde a granja até os frigoríficos

21/04/2016

Assim como para posicionar o Brasil no quarto lugar no ranking mundial de produção e exportação de carne suína, questões como a sanidade, nutrição e bom manejo da granja são fundamentais para manter o ritmo de produção brasileira sem perder em qualidade. Para estabelecer regras e boas condutas na criação de suínos, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) acaba de disponibilizar na internet três cartilhas sobre bem-estar na produção de suínos.

As publicações abordam o tratamento dos animais nas granjas, o transporte e os processos que devem ser adotados nos frigoríficos. Os textos são de especialistas em suinocultura e podem ajudar os profissionais que trabalham em toda a cadeia produtiva. As cartilhas foram elaboradas pela Comissão de Bem-Estar Animal do Mapa em parceria com a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Embrapa Aves e Suínos e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A primeira publicação trata de questões relacionadas à nutrição, biossegurança e climatização do ambiente. Enquanto nas demais cartilhas são listadas boas condutas sobre o transporte dos animais e sobre a estrutura necessária para recebê-los. O início do embarque dos animais, segundo a publicação, deve ser pelas baias mais próximas ao embarcadouro, e os grupos conduzidos devem ser pequenos – dois a três suínos por manejador.


Leia também: »

Comentários (0)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *