(27) 3255-9999
Home » Geral » Como cuidar das unhas dos gatos

Como cuidar das unhas dos gatos

03/02/2017

Os gatos adoram arranhar! Isso não é bem uma novidade para a maioria das pessoas. No entanto, quando esse hábito começa a machucar a todos e causa prejuízos nos móveis da casa, são necessárias algumas medidas para que o gatinho lixe as unhas de maneira natural e as deixe menos perigosas.

Os felinos utilizam suas garras para demarcar território, se movimentar e escalar coisas e lugares. Eles precisam arranhar, pois dessa forma, irão remover a camada superficial das unhas, abrindo espaço para as novas crescerem. Porém, se seu gatinho fica arranhando tudo que vê pela frente, incluindo pessoas, ele precisa de aparar as unhas urgentemente. Algumas dicas são importantes para que o processo seja realizado sem sofrimento para o felino.

Para auxiliar no desgaste das unhas, o procedimento mais adequado é investir em arranhadores e produtos específicos. Existem no mercado diversos formatos, tipos e tamanhos, para o adequado desgaste das unhas do animal. Deixar os objetos estrategicamente posicionados na casa e ensinar ao animal que ele só pode arranhar aqueles itens cria limites para o gato não arranhar objetos e móveis proibidos.

No entanto, se cortar as unhas for necessário, o primeiro e mais importante passo é fazer com que o animal tenha total confiança e se  sinta confortável com a pessoa que irá aparar suas unhas. Para isso é necessário um trabalho de paciência, pois ele não pode se sentir ameaçado. Uma dica interessante é manusear as patas dos gatos em situações do cotidiano. Segurar e fazer carinho nas patas enquanto ele está no colo ou cochilando ajuda o gato a entender que aquele movimento não é uma ameaça.

Mesmo assim, há gatos que possuem dificuldades para aparar  as unhas. Nesse caso, considere cortar uma ou duas unhas por vez, para não estressar o animal. Se conseguir cortar as unhas enquanto o pet dorme, melhor ainda. Quanto mais confortável o animal estiver, maiores são as chances de o gato permanecer calmo durante todo o processo. É importante lembrar que o corte precisa ser feito com cortadores específicos para unha de felinos. Parecidos com os que usamos em bebês, eles demarcam o local a ser cortado, afastando da área com circulação sanguínea e prevenindo acidentes.

Para aparar as unhas, coloque o gato em seu colo, segure a pata dele com os dedos embaixo e o polegar em cima. Coloque uma pequena pressão, para que a unha fique exposta. Vale lembrar que a parte mais próxima ao dedo, rosada, contém sangue e nervos e não devem ser cortadas. É sempre indicado fazer o primeiro corte com o médico veterinário de sua confiança, pois ele dará dicas de manuseio e irá passar mais confiança para você.

Veja ainda como evitar acidentes domésticos com seu gato aqui.


Leia também: »

Comentários (0)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *