(27) 3255-9999
Home » Geral » Cinco fatos que você provavelmente não sabia sobre seu gato

Cinco fatos que você provavelmente não sabia sobre seu gato

18/11/2016

Bonitos, independentes e espertos, os gatos conquistam a cada dia mais e mais admiradores. Com peculiaridades e hábitos únicos, os felinos ocupam hoje cerca de 22 milhões de lares, segundo dados do IBGE. Mas será que você sabe tudo sobre seu gato? Conheça abaixo alguns fatos científicos sobre os felinos domésticos.

1- Cães e gatos podem conviver juntos

Essa história que cães e gatos são inimigos é coisa de desenho animado. Segundo um estudo publicado em 2008, se os animais se conhecerem quando filhotes, as duas espécies conseguem conviver na mais perfeita paz. O estudo afirma que os confrontos entre cães e gatos acontecem devido à falha de comunicação, por serem espécies diferentes. No entanto, se o gato estiver com menos de seis meses e idade e o cachorro com menos de um ano, eles têm a capacidade de adaptarem e entenderem um ao outro, como se fossem bilíngues.

2- Gatos são propensos a engordar

Além dos seres humanos, os gatos possuem maior propensão a engordar, ficando com sobrepeso ou até mesmo obesidade felina. Isso se dá pelo fato normalmente ficar em ambientes fechados e realizar poucos exercícios físicos. Sendo assim, eles precisam de ingerir menos calorias, se comparados aos cães, por exemplo. Quando eles ingerem, cotidianamente, mais calorias que o necessário, é formado um acúmulo de gordura que, a medida que o tempo passa, tende a crescer, pela falta de gasto calórico. É importante o tutor ficar atento à ração que está fornecendo para o seu animal e, principalmente, à quantidade que o gato deve ingerir.

3- Gatos têm uma péssima memória

Na verdade a memória muscular dos gatos é melhor do que a memória cerebral. Eles conseguem se lembrar de obstáculos em seu ambiente quando passa por ele cotidianamente. Quando os cientistas introduziram um elemento novo e, no momento em que o gato iria ultrapassá-lo, foi interrompido o movimento, este só conseguia se lembrar que existia um obstáculo ali durante 10 minutos. Após esse tempo, quando os felinos viam o obstáculo, mas eram distraídos pelos pesquisadores, eles acabavam se esquecendo da barreira.

4- Tipos sanguíneos dos gatos

Os gatos podem possuir sangue A, B e AB.  Grande parte dos gatos domésticos de pelo curto possuem o tipo A, podendo variar conforme o país. Já felinos de raças puras tendem a ser do tipo B. Raças como Cornish Rex, Devon Rex, Persa, Sphinx e Himalaio possuem grandes chances de serem do tipo B. Entre os felinos, não existe doador universal. Uma pequena quantidade de sangue errado pode ser fatal para seu animalzinho.

5- Impressão digital no focinho

Assim como nós temos a impressão digital na ponta dos dedos, que nos diferencia de qualquer outro ser humano, os gatos também possuem esse recurso. No nariz! Isso mesmo, o focinho dos felinos possuem linhas únicas que os diferenciam de todos os outros gatos da face da Terra.


Leia também: »

Comentários (0)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *