(27) 3255-9999
Home » Geral » Características do semiconfinamento bovino

Características do semiconfinamento bovino

16/05/2017

O semiconfinamento é uma técnica de criação e terminação de bovinos de corte. É uma ferramenta com bom custo benefício cujo objetivo é acelerar o processo até o abate, mantendo a qualidade da carcaça e aumentando o lucro do produtor rural.

De acordo com o técnico especializado André Cabral, no período de secas, as pastagens tornam-se insuficientes, tanto na qualidade, quanto na quantidade de nutrientes, causando um déficit na produção. “O sistema de semiconfinamento é uma opção, nesses casos, para superar essa carência de nutrientes, por possuir como base da produção a forragem. Dessa forma, o déficit da produção é corrigido por meio do diferimento da pastagem, que deve ser vedada no final da estação de crescimento da planta”, analisa. Cabe ressaltar a suplementação de bovinos de corte é essencial para suprir qualquer deficiência nutricional, tanto no período da seca, quanto no das águas.

Para o planejamento do semiconfinamento, são levadas em consideração diversos itens, desde a separação do lote de animais do semiconfinamento, passando pelo planejamento de compra das rações e suplementações, até a delimitação das áreas do pasto que serão utilizadas. É importante destacar que a divisão e diferimento das áreas de pastejo é um dos fatores determinantes para o sucesso do processo de semiconfinamento.

“O sistema de semiconfinamento está tendo boa aceitação dos produtores rurais, pois necessita de infraestrutura menor e fornece um desempenho maior da criação. A prática oferece flexibilidade ao produtor, que tem a sua disposição concentrados tantos para os períodos chuvosos quanto os secos”, afirma.

Cabe ressaltar que todo o processo deve ser acompanhado por técnicos especializados, que poderão dar todo o suporte necessário, do começo ao final do semiconfinamento.


Leia também: »

Comentários (0)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *