(27) 3255-9999
Home » Geral » O que é necessário para uma boa nutrição das vacas leiteiras

O que é necessário para uma boa nutrição das vacas leiteiras

21/06/2016

 

Para desempenhar suas funções vitais, produtivas e reprodutivas, todo animal necessita de uma alimentação completa e balanceada para suprir as necessidades nutritivas. Ao se tratar de vacas leiteiras é preciso ainda mais atenção à quantidade e qualidade de ração de acordo com o seu peso corporal, estado fisiológico, idade, nível de produção e fatores ambientais aos quais estão expostos os animais.

Como o leite produzido é um reflexo da qualidade alimentar consumida pelas vacas, os bovinos leiteiros possuem a maior exigência nutricional seguindo as fases do ciclo reprodutivo do animal. Por isso, para suprir as exigências de energia principalmente exigidas no período de lactação é importante fornecer ao animal carboidratos visando uma maior fonte de energia para ser digerida.

A qualidade da proteína deve ser considerada para melhorar a eficiência de sua utilização para a síntese do leite. Enquanto isso, a suplementação com minerais é fundamental, visto que, a quantidade de todos os minerais encontrados nos alimentos não é suficiente para atender as exigências de vacas em lactação. Um fornecimento adequado de minerais deve ser feito para maximizar a atividade microbiana do rúmen e, assim, a utilização da forragem.

Conheça as fases do ciclo reprodutivo de uma vaca leiteira:

1. Início de lactação – 0 a 90 dias (dependendo da raça), pico de produção de leite.
2. Pico de consumo de alimento – 79 a 140 dias, declínio da produção de leite.
3. Metade e final da lactação – 140 a 305 dias, declínio da produção de leite, gestação
4. Período seco – o recomendado é mínimo de 60 dias
5. Transição e período pré-parto – 15 a 21 dias até a parição.


Leia também: »

Comentários (0)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *