(27) 3255-9999
Home » Geral » Adaptações de cães idosos

Adaptações de cães idosos

17/01/2017

Que os cães envelhecem mais cedo que os humanos, não é novidade, mas você sabia que os primeiros sinais de velhice começam a aparecer a partir dos seis anos de idade no animal?

Estima-se que um quarto da vida dos cães corresponde à fase idosa. Sendo assim, por volta dos seis, sete anos, os animais começam a apresentar os primeiros sinais de velhice e necessitam ainda mais do auxílio dos donos, para ter a melhor qualidade de vida nessa fase. Na terceira idade, é importante que os cães visitem o veterinário a cada seis meses, para um acompanhamento mais de perto, a fim de monitorar todos os avanços da idade e como o organismo do animal reage.

Em geral, o metabolismo dos cães diminuem cerca de 20% na terceira idade e, as necessidades energéticas acompanham essa mudança, já que ele pratica menos atividades. Por isso, são necessários alguns cuidados com a alimentação. Se eles comerem a mesma quantidade de ração da fase mais jovem, vão ganhar peso e podem ficar obesos.

Cães mais velhos normalmente estão menos propícios à mudanças na rotina e, por isso, perda da visão ou da audição pode deixá-los mais ansiosos. A ansiedade de separação é um problema que atinge os animais nessa fase da vida e, a melhor saída é mostrar a eles que estão em um ambiente seguro e confortável, para que a separação não seja tão dolorosa.

Outro problema muito comum na terceira idade canina é a formação de calos. Um dos motivos é o cão ser menos ativo e ficar deitado mais tempo, muitas vezes, em chão duro. Uma cama confortável para o cão descansar é uma boa saída para evitar os calos.

É bom lembrar que muitas das mudanças no comportamento do pet é em decorrência das condições médicas do animal. Com paciência, carinho, tratamentos e a ajuda do seu veterinário de confiança, a terceira idade do seu cão terá um tempo de qualidade maior para você e ele.


Leia também: »

Comentários (0)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *