(27) 3255-9999
Home » Cães » 8 raças ideais para presentear crianças

8 raças ideais para presentear crianças

06/10/2017

raças para crianças

A interação entre crianças e animais de estimação traz inúmeros benefícios comprovados para os pequenos. O crescimento junto a um pet cria um forte laço que perdura por toda a vida e ainda pode auxiliar na educação para uma série de valores, como responsabilidade, zelo e amor aos animais. Por isso, muitos pais optam por presentear os filhos com um cachorro, o que realmente pode ser uma ótima ideia.

Porém, para tomar a decisão de forma consciente, é preciso considerar diversos fatores. Os principais são o tamanho do animal (até a idade adulta, no caso de filhotes), suas necessidades energéticas, nível de manutenção e cuidados necessários e o comportamento comum à raça. As raças ideais para conviver com crianças devem ser tranquilas, dóceis e pacientes, para reagirem bem às constantes interações que os pequenos normalmente buscam com os animais. Além disso, pets mais brincalhões serão grandes parceiros para atividades ao ar livre, incentivando os exercícios para ambos.

Veja algumas sugestões de raças que serão ideais para lares com crianças!

Labrador Retriever / Golden Retriever

raças para crianças

Inteligentes, pacientes, leais e sociáveis, os Golden Retrievers e seus primos Labradores são companhias perfeitas para famílias ativas e com grandes espaços, já que além de terem porte grande, essas raças necessitam da prática de exercícios regularmente, evitando a obesidade. Um grande diferencial dos Golden Retrievers é o gosto pela água: dá para incluir as crianças também nas brincadeiras aquáticas! Para crianças entre 7 e 10 anos, especialmente, os grandões são ideais.

Collie

raças para crianças

Raça da famosa cadela Lassie, tem como principais traços a educação e obediência, além da paciência, que pode ser muito útil para a relação com os pequenos. Os Collies são também protetores e se apegam facilmente à família, por isso, são amigos perfeitos para crescerem junto das crianças. Seu porte é médio a grande e serão necessários cuidados especiais com sua pelagem comprida.

Buldogue Inglês

raças para crianças

Famílias não tão ativas e que preferem cães de pelo curto podem optar por um buldogue inglês, que dificilmente se irrita com crianças. Depois de adultos, tornam-se cães calmos e afetuosos, mas é necessário treiná-los para a convivência, já que por serem pesados, podem ser um pouco brutos. São cães de porte médio que precisam de companhia constante, predispostos a problemas respiratórios e que pedirão atenção quanto à obesidade e à frequência e tempo dos passeios.

Beagle

raças para crianças

Não se engane: a raça do Snoopy não é tão preguiçosa como aparenta ser no famoso desenho! Beagles são extremamente brincalhões e agitados – a solidão pode resultar em muita destruição pela casa. Educá-lo será um trabalho a parte, mas a companhia para as crianças muito ativas é certa! O porte é de pequeno a médio e a rotina deverá incluir muitas brincadeiras.

Poodle

raças para crianças

Não é à toa que os poodles são tão famosos no Brasil: criar um poodle, seja em apartamento ou casa, dá pouco trabalho. São facilmente educáveis, vivem bastante e normalmente não têm perfil agressivo – especialmente se educados a conviverem com as crianças. De porte pequeno, exigem cuidados com tosa, mas soltam pouco pelo e são inteligentes e amigos.

Bull Terrier

raças para crianças

A aparência exótica dessa raça faz sucesso, mas há outros bons motivos para optar por um Bull Terrier, como os traços carinhosos e obedientes. Possuem porte médio e são muito inteligentes, além de bons cães de guarda. A pelagem é bem baixa, o que garante pouco trabalho, e a rotina de passeios e atividades físicas é bem necessária para essa raça musculosa e parruda.

Shih Tzu

raças para crianças

Outra raça pequena ideal para crianças que moram em apartamentos é a Shih Tzu. O temperamento amigável e tranquilo é característico – um brinquedinho e um pouco de carinho são suficientes para deixá-los felizes! Os pequenos prezam bastante pela companhia, portanto, são ideais para famílias que passem bastante tempo em casa. Além disso, convivem bem com outras raças.

Pug

raças para crianças

É difícil não se apaixonar por um pug! A boa notícia é que famílias com crianças podem ter um pug tranquilamente. São cães tranquilos, que latem pouco e muito sociáveis – ales adoram gente! Porém, possuem algumas limitações físicas que comumente desencadeiam problemas de saúde, exigindo gastos com veterinário. O porte é pequeno a médio.

Para conhecer mais espécies, acesse o Guia de Raças da Nutriave!


Leia também: »

Comentários (0)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *